segunda-feira, 27 de junho de 2011

TEORIA - SÍNDROME DO INTESTINO IRRTAVEL - Irritable Bowel Syndrome

PROCOLON - CLÍNICA DE COLOPROCTOLOGIA - http://www.procolon.com.br


Síndrome do intestino irritável (IBS) - Irritable Bowel Syndrome
É uma condição crônica do sistema digestivo. Seus sintomas principais são dor abdominal e hábito intestinal alterado (por exemplo, constipação e / ou diarréia), mas esses sintomas não têm nenhuma causa identificável.

IBS é a condição muito comum e está perdendo apenas para o resfriado comum como causa de afastamento do trabalho. Estima-se que
10-20 por cento das pessoas na população, apresentam sintomas de IBS, embora apenas cerca de 15 por cento das pessoas afetadas realmente procurar ajuda médica.

Vários tratamentos e terapias estão disponíveis para a síndrome do intestino irritável. Essas medidas ajudam a aliviar os sintomas,
mas não curar a doença. A natureza crônica da síndrome do intestino irritável e o desafio de controlar seus sintomas pode ser frustrante para pacientes e profissionais de saúde.

CAUSAS: Há uma série de teorias sobre como e por que a síndrome do intestino irritável desenvolve-se. Apesar de intensa investigação, a causa ainda não é clara.
Uma teoria sugere que a síndrome do intestino irritável é causada por
contrações anormais do cólon e dos intestinos (daí o "intestino espástico", termo que por vezes tem sido utilizado para descrever a síndrome do intestino irritável). Contrações vigorosas dos intestinos podem causar dores fortes, fornecendo a justificativa para alguns dos tratamentos da SII, tais como antiespasmódicos e de fibras (ambos os quais ajudam a regular as contrações do cólon). No entanto, contrações anormais não explicam síndrome do intestino irritável em todos os pacientes, e não está claro se as contrações são um sintoma ou causa do distúrbio.
Algumas pessoas desenvolvem a síndrome do intestino irritável
após uma infecção gastrointestinal grave (por exemplo, Salmonella ou Campylobacter).
Pessoas com síndrome do intestino irritável que procuram ajuda médica são mais propensos a sofrer de ansiedade e stress do que aqueles que não procuram ajuda. No entanto, o stress ou a ansiedade não é provavelmente a causa. Alguns estudos têm sugerido que a síndrome do intestino irritável é mais comum em pessoas que têm uma
história de abuso físico, verbal ou sexual.Intolerâncias alimentares são comuns em pacientes com síndrome do intestino irritável, levantando a possibilidade de que ela é causada pela sensibilidade ou alergia alimentar. Esta teoria tem sido difícil de provar, embora continue a ser estudada. A melhor maneira de detectar uma associação entre sintomas da síndrome do intestino irritável e sensibilidade alimentar é eliminar determinados grupos de alimentos de forma sistemática (um processo chamado de uma dieta de eliminação), o que só deve ser considerada para os pacientes sob os cuidados de um médico ou nutricionista.
Uma série de alimentos são conhecidos por causar sintomas que imitam ou agravam a síndrome do intestino irritável, incluindo produtos lácteos (que contêm lactose), leguminosas (como feijão) e vegetais crucíferos (como brócolis, couve-flor, couve e repolho). Estes alimentos aumentam os gases intestinais, que pode causar cólicas. Vários medicamentos também têm efeitos sobre os intestinos que podem contribuir para sintomas.
Muitos pesquisadores acreditam que a síndrome do intestino irritável é causada pela
sensibilidade aumentada dos intestinos as sensações normais (os chamados "visceral hiperalgesia").

SINTOMAS : Síndrome do intestino irritável geralmente começa na idade adulta jovem. As mulheres são duas vezes mais propensas que os homens de serem diagnosticados com síndrome do intestino irritável, nos Estados Unidos e outros países ocidentais. Em outros países (como a Índia), um número igual de homens e mulheres são diagnosticadas com síndrome do intestino irritável. O sintoma mais comum da síndrome do intestino irritável é a dor abdominal em associação com alterações do hábito intestinal (diarréia e / ou prisão de ventre).Dor abdominal - dor abdominal é tipicamente em cólica e varia em intensidade. Algumas pessoas notam que o estresse emocional e comer piorar a dor, e que evacuar ou soltar gases pode aliviar a dor. Algumas mulheres com síndrome do intestino irritável notar uma associação entre episódios de dor e de seu ciclo menstrual.Mudanças nos hábitos intestinais - hábitos intestinais alterados são um sintoma segundo da síndrome do intestino irritável. Isso pode incluir diarréia, constipação ou diarréia e constipação alternados. Se a diarréia é o padrão mais comum, a condição é chamada de diarréia predominante síndrome do intestino irritável, se a constipação é mais comum, a condição é chamada de constipação dominante síndrome do intestino irritável.Diarréia - A pessoa com síndrome do intestino irritável pode ter freqüentes fezes soltas. Evacuações geralmente ocorrem durante o dia, e na maioria das vezes no período da manhã ou após as refeições. Diarréia geralmente é precedido por uma sensação de extrema urgência e seguido por uma sensação de esvaziamento incompleto. Cerca de metade das pessoas com SII também observar secreção mucosa com diarréia. Diarréia ocorrem durante o sono não é comum com o IBS.
Constipação - A constipação da síndrome do intestino irritável pode ser intermitente e durar dias. Fezes são muitas vezes difíceis em bolinhas.  Você pode não sentir vazio depois de uma evacuação, mesmo quando o reto está vazio.  Outros sintomas - Outros sintomas da síndrome do intestino irritável incluem inchaço, gás e arrotos.DIAGNÓSTICO:
Várias desordens intestinais apresentam sintomas que são semelhantes à síndrome do intestino irritável. Exemplos incluem a má absorção (absorção anormal de nutrientes), doença inflamatória do intestino (como colite ulcerativa e doença de Crohn), e microscópico e colite eosinofílica (doenças incomuns associados com inflamação intestinal) e câncer de cólon – que deve ser sempre excluído.

Porque não há teste diagnóstico específico para a síndrome do intestino irritável, muitos clínicos comparar seus sintomas para conjuntos formais de critérios diagnósticos. No entanto, esses critérios não são precisos na síndrome do intestino irritável distinguir de outras condições em todos. Assim, a história clínica, exame físico e testes de seleção pode ajudar a descartar outras condições médicas.

Testes - A maioria dos médicos solicitam exames de rotina de sangue em pessoas com síndrome do intestino irritável suspeita, pois esses testes geralmente são normais, mas podem ajudar a excluir outras condições médicas.

Alguns médicos também solicitar exames mais invasivos, como a sigmoidoscopia ou
colonoscopia, especialmente em pessoas com idade acima de 40 anos.
TRATAMENTO: Há um número de diferentes tratamentos e terapias para a síndrome do intestino irritável. Tratamentos são frequentemente combinados para reduzir a dor e outros sintomas da síndrome do intestino irritável, e pode ser necessário tentar mais de uma combinação para encontrar o que é mais útil para você.

O tratamento é geralmente um processo de longo prazo; durante este processo, é importante para se comunicar com seu médico sobre os sintomas, preocupações e qualquer estressores ou casa / trabalho / família problemas que se desenvolvem.

Monitorar sintomas - O primeiro passo no tratamento da síndrome do intestino irritável é normalmente para monitorar os sintomas, hábitos intestinais diários, e quaisquer outros fatores que podem afetar suas entranhas. Isso pode ajudar a identificar os fatores que pioram os sintomas em algumas pessoas com o IBS, como intolerâncias alimentares lactose ou outro e stress. Um diário pode ser útil .

Mudanças na dieta - É razoável para tentar eliminar os alimentos que podem agravar a síndrome do intestino irritável, embora isso deva ser feito com a assistência de um profissional de saúde. Eliminar os alimentos sem a assistência pode potencialmente piorar os sintomas ou causar novos problemas se os grupos de alimentos importantes são omitidos.

Lactose - Muitos médicos recomendam eliminar temporariamente os produtos lácteos desde a intolerância à lactose é comum e pode agravar a síndrome do intestino irritável ou causam sintomas semelhantes aos IBS. A maior concentração de lactose é encontrada no leite e sorvete, embora esteja presente em quantidades menores em casa, iogurte e queijos, e todos os alimentos preparados que contêm estes ingredientes

Todos os produtos que contenham lactose deve ser eliminada por duas semanas. Se os sintomas IBS melhorar, é razoável continuar evitando a lactose. Se os sintomas não melhorarem, você pode voltar a comer alimentos que contenham lactose.

Alimentos que causam gases - Vários alimentos são apenas parcialmente digeridos no intestino delgado. Quando atingem o cólon (intestino grosso), a digestão ocorre mais, o que pode causar gases e cólicas. Eliminar esses alimentos temporariamente é razoável se o gás ou inchaço é incômodo.

Os produtores de gás mais comum alimentos são as leguminosas (como feijão) e vegetais crucíferos (como repolho, couve de Bruxelas, couve-flor e brócolis). Além disso, algumas pessoas têm dificuldade com cebola, aipo, cenoura, passas, bananas, damascos, ameixas, brotos e trigo. 


Alimentos e bebidas que são melhores tolerados por pacientes com síndrome do intestino irritável
Água Ginger Ale, Sprite, e Gatorade.
Leite de soja ou leite de arroz.
De soja ou arroz base de produtos.
Massas simples, macarrão simples, arroz branco. Sem molhos ou caldos.
Batata: cozidos ou assados. Sem batatas fritas.
Pães: francês, italiano, toda branca, muffins Inglês, e rolos de branco.
Peixe liso, frango normal, peru simples, ou presunto comum.
Ovos: soft-boiled, caçados.
Cereais: Cornflakes Plain, Rice Krispies, milho ou arroz Chex, Cheerios, seco ou com leite de soja ou leite de arroz.
Saladas: alface, fatias de ovo cozido, óleo e vinagre.
Ervilhas cozidas, cenouras (evitar vegetais crus).
Margarina, doces, geléias, manteiga de amendoim.
Em pequenas quantidades: maçã, melão, melão, melancia.
Em pequenas quantidades: cocktail de fruta, pêssegos, pêras (enlatados, não-dietético).

O aumento da fibra dietética - O aumento da fibra dietética (quer pela inclusão de certos alimentos para a dieta ou o uso de suplementos de fibras) pode aliviar os sintomas da SII, especialmente se você tem a constipação
Quantidade de fibra em diferentes alimentos
Alimento
De servir
Gramas de fibra
Frutas


Apple (com a pele)
1 maçã média
4,4
Banana
1 banana média
3,1
Laranjas
1 laranja
3,1
Ameixas
1 xícara, pitted
12,4
Sucos


Maçã, sem açúcar, ácido ascórbico w / adicionada
1 xícara
0,5
Uva, branco, enlatados, adoçado
1 xícara
0,2
Uva, sem açúcar, ácido ascórbico w / adicionados
1 xícara
0,5
Laranja
1 xícara
0,7
Legumes


Cozinhado


Vagens
1 xícara
4,0
Cenouras
0,5 copos cortados
2,3
Ervilhas
1 xícara
8,8
Batata (cozida, com pele)
1 batata média
3,8
Cru


Pepino (com casca)
1 pepino
1,5
Alface
1 copo shredded
0,5
Tomate
1 tomate médio
1,5
Espinafre
1 xícara
0,7
Legumes


Feijão, enlatados, sem adição de sal
1 xícara
13,9
Feijão, enlatados
1 xícara
13,6
Feijão, enlatados
1 xícara
11,6
Lentilhas, cozidos
1 xícara
15,6
Pães, massas, farinhas


Muffins de farelo
Um meio de muffin
5,2
Farinha de aveia, cozida
1 xícara
4,0
Pão branco
1 fatia
0,6
Pão de trigo integral
1 fatia
1,9
Massas e arroz, cozido


Macarrão
1 xícara
2,5
Arroz, castanha
1 xícara
3,5
Arroz, branco
1 xícara
0,6
Spaghetti (regular)
1 xícara
2,5
Nozes


Amêndoas
1 xícara
17,4
Amendoins
1 xícara
12,4



Um suplemento de fibra granel formadoras (como psyllium ou metilcelulose) também pode ser recomendada para aumentar a ingestão de fibra, uma vez que é difícil para consumir bastante fibra na dieta. Suplementos de fibras deve ser iniciado com uma dose baixa e aumentada lentamente ao longo de várias semanas para reduzir os sintomas de gases intestinais em excesso, que pode ocorrer em algumas pessoas, quando do início da terapêutica fibra.

Fibra pode fazer algumas pessoas com síndrome do intestino irritável mais inchado e desconfortável. Se isso acontecer, o melhor é diminuir a ingestão de fibras e considerar tratamentos outro laxante para a constipação. 

Terapias psicossociais - Stress e ansiedade podem agravar a síndrome do intestino irritável em algumas pessoas. A melhor abordagem para reduzir o stress e ansiedade depende de sua situação e da gravidade dos seus sintomas. Ter um debate aberto com seu médico sobre o possível papel que o estresse e a ansiedade poderia ter sobre os seus sintomas e, juntos, decidir o melhor curso de ação.

Algumas pessoas se beneficiar do aconselhamento formal, com ou sem medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos. Outros tratamentos, como a hipnose ea terapia cognitivo-comportamental também pode ser útil. A hipnose é um estado alterado de consciência que lhe permite concentrar longe de sua ansiedade ou stress. Pacientes que estão hipnotizados não estão dormindo, mas estão realmente em um estado de imaginação elevada, semelhante ao sonhar acordado.Um especialista pode hipnotizar uma pessoa ou você pode aprender técnicas de auto-hipnose.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

TEORIA - DOENÇA DIVERTICULAR DO CÓLON - diverticular disease

PROCOLON - CLÍNICA DE COLOPROCTOLOGIA - diverticular disease - http://www.procolon.com.br


informações para o paciente: doença diverticular
 Doença Diverticular - Um divertículo é uma área de bolsa, como que pode dar forma na parede muscular do cólon, principalmente em pontos onde os vasos sanguíneos entram.





A doença Diverticular é um termo usado para descrever pessoas com diverticulose, que não causa sintomas, e diverticulite, o que geralmente provoca dor, náuseas, vômitos e diarréia.
A doença Diverticular é um problema comum que afeta igualmente homens e mulheres. O risco da doença aumenta com a idade. Ela ocorre em todo o mundo, mas é visto mais comumente nos países desenvolvidos.
Uma pessoa com doença diverticular pode ter diverticulose, diverticulite, ou sangramento diverticular.
Diverticulose - Diverticulose é encontrado frequentemente com um teste feito por outras razões, como a sigmoidoscopia, a colonoscopia ou enema opaco. A maioria das pessoas com diverticulose não têm sintomas e permanece livre dos sintomas para o resto de suas vidas.
Diverticulite - inflamação de um divertículo (diverticulite) ocorre quando há adelgaçamento da parede diverticular. Isso pode ser causado por aumento da pressão dentro do cólon ou partículas de fezes endurecidas, que podem se alojar dentro do divertículo. Ambos os eventos, provavelmente, redução do fluxo sanguíneo para o divertículo.  Os sintomas da diverticulite dependerá do grau de inflamação presente. O sintoma mais comum é dor no abdômen inferior esquerdo. Outros sintomas podem incluir náuseas e vômitos, constipação, diarréia e sintomas urinários. A diverticulite é dividida em formas simples e complicada. diverticulite simples, que representa 75 por cento dos casos, não está associada com complicações e normalmente responde a tratamento médico sem cirurgia. diverticulite complicada ocorre em 25 por cento dos casos e geralmente requer cirurgia.
Complicações associadas com diverticulite podem incluir o seguinte:
- Abscesso - uma coleção de pus localizada
- Fístula - um intervalo anormal entre duas áreas que normalmente não estão ligados (por exemplo, intestino e bexiga)
- Obstrução - um bloqueio do cólon
- Peritonite - infecção que envolve o espaço ao redor do órgão abdominal
- Sepse - infecção generalizada que pode levar à falência de múltiplos órgãos
Sangramento diverticular - sangramento diverticular ocorre quando uma pequena artéria lrompe-se,  e geralmente provoca sangramento indolor do reto.





Diagnóstico de doença diverticular - A diverticulose é freqüentemente encontrada durante os testes realizados por outras razões. A seguir, são testes que podem ser recomendados para diagnosticar a diverticulose: enema de bário: Este é um estudo de raios-X que usa em um enema de bário para ver o contorno da parte inferior do trato intestinal (radiografia mostra uma). sigmoidoscopia flexível - Este é um exame do interior do cólon sigmóide com um tubo fino e flexível que contém uma câmera. Colonoscopia - Este é um exame do interior de todo o cólon.  TC - A tomografia computadorizada é usada frequentemente para diagnosticar diverticulite e suas complicações
Tratamento da doença diverticular
Diverticulose - Pessoas com diverticulose, que não têm sintomas, não requerem tratamento. No entanto, a maioria dos médicos recomenda um aumento de fibras na dieta, que pode ajudar a granel, as fezes e, eventualmente, impedir o desenvolvimento de divertículos novo, diverticulite, ou sangramento diverticular. No entanto, a fibra não é comprovada para prevenir essas doenças.
Sementes e frutos secos - Pacientes com doença diverticular, historicamente, foram aconselhados a evitar pedaços inteiros de fibras (tais como sementes, milho e nozes), devido à preocupação de que estes alimentos podem provocar um episódio de diverticulite. No entanto, essa crença é totalmente infundada. Não sugerimos que os pacientes com diverticulose evitar sementes, milho ou nozes.
Diverticulite - Tratamento da diverticulite depende de como seus sintomas são severos.
Início do tratamento - Se você tem sintomas leves de diverticulite, pode ser tratada em casa com uma dieta de líquidos claros e antibióticos orais. No entanto, se você desenvolver um ou mais dos seguintes sinais ou sintomas se desenvolvem, você deve procurar atenção médica imediata: Temperatura > (38 º C), dor abdominal  A incapacidade de tolerar líquidos  Hospital de tratamento - Se você tiver sintomas moderados a severos, pode ser internados para tratamento. Durante esse tempo, você não tem permissão para comer ou beber; antibióticos e outros fluidos são apresentados em uma veia.
Se você desenvolver um abcesso ou a obstrução do cólon, você pode exigir a drenagem do abcesso (normalmente realizado através da colocação de um tubo de drenagem através do abdômen, vagina ou reto) ou por cirurgia de abertura na área afetada.
Cirurgia - Se você desenvolver uma infecção generalizada no abdómen (peritonite), que normalmente requerem cirurgia de emergência. Uma cirurgia de duas partes pode ser necessária em alguns casos. A primeira cirurgia envolve a remoção do cólon doente e criação de uma colostomia. A colostomia é uma abertura entre o cólon ea pele, onde é ligado um saco de recolha de resíduos no intestino. A extremidade inferior do cólon está temporariamente fechado costurava para permitir a cura. Aproximadamente três meses depois, uma segunda cirurgia é feita para reconectar as duas partes do cólon e fechar a abertura na pele. Está, então, capaz de esvaziar o seu intestino através do reto.
Em situações não emergenciais, a área doente do cólon pode ser removido e as duas extremidades do cólon pode ser reconectado a uma cirurgia, sem a necessidade de uma colostomia.
Alguns profissionais de saúde recomendam a cirurgia depois do primeiro ataque de diverticulite nas pessoas que têm menos de 40 a 50 anos. A razão para isto é que a doença pode ser mais grave nessa faixa etária e pode haver um risco aumentado de doença recorrente que acabará por exigir cirurgia. Assim, tendo a cirurgia em uma idade jovem poderia eliminar as chances de desenvolver a doença piorou. A decisão de se submeter à cirurgia, em última análise depende de suas preferências.
Em muitos casos, uma operação eletiva pode ser realizada por laparoscopia, com incisões pequenas, ao invés do típico vertical (para cima e para baixo) incisão abdominal. A cirurgia laparoscópica geralmente permite que você recupere mais rápido e evita o tempo de internação hospitalar.
Depois de um episódio de diverticulite resolve, de todo o comprimento do cólon devem ser avaliados para determinar a extensão da doença e para descartar a presença anormal de lesões, como pólipos ou câncer. testes recomendados incluem a colonoscopia, sigmoidoscopia e enema opaco ou colonography CT.
Sangramento diverticular - A maioria dos casos de sangramento diverticular resolver por conta própria. No entanto, algumas pessoas terão mais testes ou tratamentos para parar o sangramento, que pode incluir uma colonoscopia, angiografia (um tratamento que bloqueia a artéria), ou cirurgia.
Prognóstico da doença diverticular
Diverticulose - Com o tempo, a diverticulose pode causar nenhum problema ou pode causar episódios de sangramento e / ou diverticulite. Cerca de 15 a 25 por cento das pessoas com diverticulose irá desenvolver diverticulite enquanto 5 a 15 por cento irão desenvolver sangramento diverticular.
Diverticulite - Cerca de 85 por cento das pessoas com diverticulite complicada responderá ao tratamento médico, enquanto cerca de 15 por cento dos pacientes necessitam de cirurgia. Depois do tratamento bem sucedido de um primeiro ataque de diverticulite, um terço dos pacientes permanecem assintomáticos, um terço terá cólicas episódica sem diverticulite, e um terço vai passar a ter um segundo ataque de diverticulite. O prognóstico é pior na sequência de um segundo ataque de diverticulite, a taxa de complicações neste grupo está perto de 60 por cento. Somente 10 por cento de pessoas permanecem sem sintomas, após um segundo ataque.