quinta-feira, 23 de junho de 2011

CASO CIRÚRGICO - CISTO PILONIDAL - ABERTURA E CURETAGEM

PROCOLON - CLÍNICA DE COLOPROCTOLOGIA - http://www.procolon.com.br



Caso Clínico: Tratamento Cirúrgico do cisto pilonidal - abertura e curetagem

Paciente masculino com 24 anos, com história de secreção crônica por orifícios em região do sacro, eventualmente a secreção para e retorna com dor e descarga abundante e segue com alívio do quadro.
O paciente recorda-se ainda de um episódio em que houve um grande inchaço, dor e febre que aliviou após a drenagem de secreção purulenta em emergência hospitalar.
Trata-se de um caso de cisto pilonidal ou cisto sacroccígeo, e como tratamento foi realizada a técnica de abertura e curetagem.
Essa técnica é das mais usadas e pode haver recidiva em 16% dos casos
Exame fíísico inicial – nota-se que houve depilação com lâmina de toda a regiao
Realiza-se a cateterizaçao com o uso de um estilete que é facilmente introduzido pelo orifício através do trajeto do cisto
Realiza-se a abertura com o auxílio de um eletrocautério








Procede-se a abertura completa de todo o trajeto

Observe que há uma fibrose, comumente chamada de epitelização do trajeto que geralmente leva até o tufo de pêlos que é a origem do cisto e deve ser removido.


Realiza-se a curetagem ou retirada do tecido fibrosado finalizando o procedimento.
A principal parte do tratamento é realizada com os curativos no pós operatório deve ser realizada com pomadas e colocação de gases no interior da ferida, para que haja a cicatrização por segunda intenção, que se dá em torno de 30-60 dias.
É importante sempre manter a região depilada.
Realizar revisão e supervisão com o cirurgião semanalmente.

4 comentários:

  1. Fiz na noite de ontem essa mesma cirurgia, contanto com a maestria e profissionalismo do Dr. Délber e passo bem, pois é uma doença que nuito incomoda em seu período de incubação. Todos os pormenores pós cirúrgicos não se comparam ao alívio após a cirurgia. Meus parabéns ao Dr. Délber e equipe que muito humanos fazem jus às suas técnicas procurando sempre o bem estar de seus pacientes.

    ResponderExcluir
  2. Oi boa noite, tenho uma filha q fez essa cirurgia em janeiro de 2011 e até o momento ainda não fechou por completo, já fiz tratamento com estomaterapeuta e vários médicos usando varios tipos de pomadas e cremes, atualmente estou com um cirurgião geral que passou kollagenase,dia 18 de setembro vai fazer um mes que estou colocando essa pomada, mas o resultado não está sendo muito bom, está sendo lento e o médico falou caso não fechasse nesse período, seria melhor fazer uma raspagem, estou muito apreensiva, gostaria de uma ajuda, se essa seria a solução.

    ResponderExcluir
  3. Olá ! Fiz essa cirurgia em 2008 e coloque as mesmas pomadas descrita acima, porém foi indicado colocar nos dois curativos que eu fazia todos os dias um produto simples e que acelerou a cicatrização, pois logo o cisto era bastante grande. Então foi colocado nesses curativos, tanto pela manha como a noite AÇUCAR cristal, na qual era colocada na ferida e fechado o local com absorvente feminino de espessura fino e depois colocava a cueca para segurar.Deu muito certo, pois como falei meu corte foi extenso e profundo e a cicatrização demorou mais ou menos 4 meses, o detalhe é que esse açucar se dissolve com o calor do corpo. Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  4. ja estou com esse problemas desde dezembro de 2012 e ainda não fechou o buraco. Já não sei o que faço, alguem tem alguma dica que possa me ajudar? o meu médico indicou a pomada nebacetin, mais não consigo enxergar resultados nela. Nos ultimos dias tem saído bastante sangue, e sinto dor também. Alguem poderia me dar uma dica

    ResponderExcluir