quinta-feira, 23 de junho de 2011

TEORIA - DOENÇA DIVERTICULAR DO CÓLON - diverticular disease

PROCOLON - CLÍNICA DE COLOPROCTOLOGIA - diverticular disease - http://www.procolon.com.br


informações para o paciente: doença diverticular
 Doença Diverticular - Um divertículo é uma área de bolsa, como que pode dar forma na parede muscular do cólon, principalmente em pontos onde os vasos sanguíneos entram.





A doença Diverticular é um termo usado para descrever pessoas com diverticulose, que não causa sintomas, e diverticulite, o que geralmente provoca dor, náuseas, vômitos e diarréia.
A doença Diverticular é um problema comum que afeta igualmente homens e mulheres. O risco da doença aumenta com a idade. Ela ocorre em todo o mundo, mas é visto mais comumente nos países desenvolvidos.
Uma pessoa com doença diverticular pode ter diverticulose, diverticulite, ou sangramento diverticular.
Diverticulose - Diverticulose é encontrado frequentemente com um teste feito por outras razões, como a sigmoidoscopia, a colonoscopia ou enema opaco. A maioria das pessoas com diverticulose não têm sintomas e permanece livre dos sintomas para o resto de suas vidas.
Diverticulite - inflamação de um divertículo (diverticulite) ocorre quando há adelgaçamento da parede diverticular. Isso pode ser causado por aumento da pressão dentro do cólon ou partículas de fezes endurecidas, que podem se alojar dentro do divertículo. Ambos os eventos, provavelmente, redução do fluxo sanguíneo para o divertículo.  Os sintomas da diverticulite dependerá do grau de inflamação presente. O sintoma mais comum é dor no abdômen inferior esquerdo. Outros sintomas podem incluir náuseas e vômitos, constipação, diarréia e sintomas urinários. A diverticulite é dividida em formas simples e complicada. diverticulite simples, que representa 75 por cento dos casos, não está associada com complicações e normalmente responde a tratamento médico sem cirurgia. diverticulite complicada ocorre em 25 por cento dos casos e geralmente requer cirurgia.
Complicações associadas com diverticulite podem incluir o seguinte:
- Abscesso - uma coleção de pus localizada
- Fístula - um intervalo anormal entre duas áreas que normalmente não estão ligados (por exemplo, intestino e bexiga)
- Obstrução - um bloqueio do cólon
- Peritonite - infecção que envolve o espaço ao redor do órgão abdominal
- Sepse - infecção generalizada que pode levar à falência de múltiplos órgãos
Sangramento diverticular - sangramento diverticular ocorre quando uma pequena artéria lrompe-se,  e geralmente provoca sangramento indolor do reto.





Diagnóstico de doença diverticular - A diverticulose é freqüentemente encontrada durante os testes realizados por outras razões. A seguir, são testes que podem ser recomendados para diagnosticar a diverticulose: enema de bário: Este é um estudo de raios-X que usa em um enema de bário para ver o contorno da parte inferior do trato intestinal (radiografia mostra uma). sigmoidoscopia flexível - Este é um exame do interior do cólon sigmóide com um tubo fino e flexível que contém uma câmera. Colonoscopia - Este é um exame do interior de todo o cólon.  TC - A tomografia computadorizada é usada frequentemente para diagnosticar diverticulite e suas complicações
Tratamento da doença diverticular
Diverticulose - Pessoas com diverticulose, que não têm sintomas, não requerem tratamento. No entanto, a maioria dos médicos recomenda um aumento de fibras na dieta, que pode ajudar a granel, as fezes e, eventualmente, impedir o desenvolvimento de divertículos novo, diverticulite, ou sangramento diverticular. No entanto, a fibra não é comprovada para prevenir essas doenças.
Sementes e frutos secos - Pacientes com doença diverticular, historicamente, foram aconselhados a evitar pedaços inteiros de fibras (tais como sementes, milho e nozes), devido à preocupação de que estes alimentos podem provocar um episódio de diverticulite. No entanto, essa crença é totalmente infundada. Não sugerimos que os pacientes com diverticulose evitar sementes, milho ou nozes.
Diverticulite - Tratamento da diverticulite depende de como seus sintomas são severos.
Início do tratamento - Se você tem sintomas leves de diverticulite, pode ser tratada em casa com uma dieta de líquidos claros e antibióticos orais. No entanto, se você desenvolver um ou mais dos seguintes sinais ou sintomas se desenvolvem, você deve procurar atenção médica imediata: Temperatura > (38 º C), dor abdominal  A incapacidade de tolerar líquidos  Hospital de tratamento - Se você tiver sintomas moderados a severos, pode ser internados para tratamento. Durante esse tempo, você não tem permissão para comer ou beber; antibióticos e outros fluidos são apresentados em uma veia.
Se você desenvolver um abcesso ou a obstrução do cólon, você pode exigir a drenagem do abcesso (normalmente realizado através da colocação de um tubo de drenagem através do abdômen, vagina ou reto) ou por cirurgia de abertura na área afetada.
Cirurgia - Se você desenvolver uma infecção generalizada no abdómen (peritonite), que normalmente requerem cirurgia de emergência. Uma cirurgia de duas partes pode ser necessária em alguns casos. A primeira cirurgia envolve a remoção do cólon doente e criação de uma colostomia. A colostomia é uma abertura entre o cólon ea pele, onde é ligado um saco de recolha de resíduos no intestino. A extremidade inferior do cólon está temporariamente fechado costurava para permitir a cura. Aproximadamente três meses depois, uma segunda cirurgia é feita para reconectar as duas partes do cólon e fechar a abertura na pele. Está, então, capaz de esvaziar o seu intestino através do reto.
Em situações não emergenciais, a área doente do cólon pode ser removido e as duas extremidades do cólon pode ser reconectado a uma cirurgia, sem a necessidade de uma colostomia.
Alguns profissionais de saúde recomendam a cirurgia depois do primeiro ataque de diverticulite nas pessoas que têm menos de 40 a 50 anos. A razão para isto é que a doença pode ser mais grave nessa faixa etária e pode haver um risco aumentado de doença recorrente que acabará por exigir cirurgia. Assim, tendo a cirurgia em uma idade jovem poderia eliminar as chances de desenvolver a doença piorou. A decisão de se submeter à cirurgia, em última análise depende de suas preferências.
Em muitos casos, uma operação eletiva pode ser realizada por laparoscopia, com incisões pequenas, ao invés do típico vertical (para cima e para baixo) incisão abdominal. A cirurgia laparoscópica geralmente permite que você recupere mais rápido e evita o tempo de internação hospitalar.
Depois de um episódio de diverticulite resolve, de todo o comprimento do cólon devem ser avaliados para determinar a extensão da doença e para descartar a presença anormal de lesões, como pólipos ou câncer. testes recomendados incluem a colonoscopia, sigmoidoscopia e enema opaco ou colonography CT.
Sangramento diverticular - A maioria dos casos de sangramento diverticular resolver por conta própria. No entanto, algumas pessoas terão mais testes ou tratamentos para parar o sangramento, que pode incluir uma colonoscopia, angiografia (um tratamento que bloqueia a artéria), ou cirurgia.
Prognóstico da doença diverticular
Diverticulose - Com o tempo, a diverticulose pode causar nenhum problema ou pode causar episódios de sangramento e / ou diverticulite. Cerca de 15 a 25 por cento das pessoas com diverticulose irá desenvolver diverticulite enquanto 5 a 15 por cento irão desenvolver sangramento diverticular.
Diverticulite - Cerca de 85 por cento das pessoas com diverticulite complicada responderá ao tratamento médico, enquanto cerca de 15 por cento dos pacientes necessitam de cirurgia. Depois do tratamento bem sucedido de um primeiro ataque de diverticulite, um terço dos pacientes permanecem assintomáticos, um terço terá cólicas episódica sem diverticulite, e um terço vai passar a ter um segundo ataque de diverticulite. O prognóstico é pior na sequência de um segundo ataque de diverticulite, a taxa de complicações neste grupo está perto de 60 por cento. Somente 10 por cento de pessoas permanecem sem sintomas, após um segundo ataque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário