quinta-feira, 23 de junho de 2011

TEORIA - HPV - CONDILOMA ANAL

PROCOLON - CLÍNICA DE COLOPROCTOLOGIA - http://www.procolon.com.br


INFORMAÇOES PARA O PACIENTE: Condiloma anal acuminado (verrugas anogenitais)
EPIDEMIOLOGIA- O vírus HPV infectam células epiteliais e têm a capacidade de causar lesões na pele ou mucosas. Causam diversos tipos de lesões como a verruga comum e a verruga genital ou condiloma, popularmente conhecida como “crista de galo”, couve-flor. Elas têm crescimento limitado e com freqüência regridem espontaneamente. Verrugas anogenitais (condiloma acuminado) é a mais comum das doenças virais sexualmente transmissíveis nos Estados Unidos. Estima-se que, naquele país, a prevalência de manifestação clínica da infecção por HPV é de 1% entre os adultos sexualmente ativos e pelo menos15% têm infecção subclínica, detectada pelos testes de DNA do HPV. A população mais atingida encontra-se entre 18 e 28 anos de idade.
ETIOLOGIA - Condiloma acuminado é causado pelo vírus do papiloma humano (HPV). HPV engloba uma família de altamente infecciosa e sexualmente transmissível. O período de incubação após a exposição varia de três semanas a oito meses.
Há mais de 70 subtipos diferentes de HPV, aproximadamente 35 tipos são específicos para o epitélio anogenital e têm potenciais diferentes para causar a mudança para o câncer, como o câncer cervical e anal. Sorotipos HPV 16 e 18 são mais comumente associados com carcinoma de células escamosas (câncer). Os subtipos de baixo risco, como o HPV 6 e 11, não se integram no genoma do hospedeiro e são mais freqüentemente associados com o condiloma e neoplasia benigna intra-epitelial de baixo grau.
FATORES DE RISCO - Aquisição de condilomas está relacionada à atividade sexual. Digital, anal, oral / anal e digital / contato vaginal, provavelmente, também pode espalhar o vírus, como por fomites. A doença também é mais comum em indivíduos imunodeprimidos.
Mulheres - doença em mulheres é causada principalmente pela relação sexual vaginal. O condiloma anal pode ocorrer por extensão da infecção vulvar ou perineal ou coito anal receptivo. O risco da doença aumenta com o número de parceiros sexuais. Com estudos de base populacional descobriram que mulheres com cinco ou mais parceiros nos últimos cinco anos têm mais de sete vezes mais probabilidade de ter condiloma incidente.
Homens - Em homens, a cavidade do prepúcio ou corpo do pênis pode ser afetado pela atividade heterossexual ou homossexual. lesões perianais podem ocorrer entre os homens heterossexuais, embora a maioria dessas lesões são observadas entre homens que fazem sexo com homens.O risco da doença aumenta com o número de parceiros sexuais.
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS - Os sintomas associados com o condiloma acuminado pode variar dependendo do número de lesões e sua localização. Pacientes com um pequeno número de verrugas são muitas vezes assintomáticas. Outros pacientes podem ter prurido, sangramento, ardor, dor, corrimento vaginal (mulheres), ou dor.
Os condilomas podem ocasionalmente formar grandes massas externas que podem interferir com a defecação, coito, ou parto vaginal. Lesões que envolvem o canal anal proximal pode também causar estreitamento.

DIAGNÓSTICO - O diagnóstico do condiloma pode geralmente ser feito por inspeção visual da área afetada. As lesões, que são da cor da pele ou rosa, variando de suave pápulas achatadas para um aspecto verrucoso papiliformes.


O grau de envolvimento devem ser documentadas por exame físico e anuscopia, sigmoidoscopia, colposcopia e / ou exame com espéculo vaginal, conforme o caso.anuscopia de alta resolução está sendo usado cada vez mais a fim de permitir uma melhor visualização do tecido. Além disso, a aplicação de 5 por cento de ácido acético causa lesões ficam brancos, o que facilita a identificação, mas não é específico.O carcinoma epidermóide da região anogenital podem existir concomitantemente com condiloma acuminado.
TRATAMENTO - O tratamento do condiloma acuminado envolve uma das três abordagens principais: destruição química ou física, terapia imunológica, ou excisão cirúrgica. Em geral, todas as terapias para as verrugas genitais são um pouco insatisfatória devido às taxas de recorrência de 30 a 70 por cento num prazo de seis meses de tratamento. No entanto, a regressão espontânea também é possível, e tem sido relatado para ocorrer no prazo de três meses em 20 a 30 por cento dos casos. Não há nenhuma evidência para sugerir que um tratamento é significativamente superior à outra ou adequadas para todos os pacientes e todos os tipos de verrugas.
O tratamento inicial pode ser feito cm produtos em consultório como: podofilina ou ácido tricloroacético, e tratamentos domiciliares como: imiquimod ou podofilox. No entanto, pacientes com condiloma muito grande o tratamento cirúrgico é, provavelmente, necessário.

5 comentários:

  1. Gostei muito das informações existentes.. Tirou várias dúvidas que tinha.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. é verdadade que o condiloma anal pode desaparicer sem usar nemhum rémedios?

    ResponderExcluir
  3. po eu tenho candiloma anal como eu fasso pra ser curado

    ResponderExcluir
  4. Eu estou infetado no anus. E sempre tive o mesmo parceiro sexual, há já 4 anos. Deixa-mos de usar preservativo depois de ter-mos feito análises clinicas em relação às DST.
    Estou muito preocupado. Não quero ter cancro(cancer).
    Já me tinha aparecido há coisa de 8 meses uma pequena verruga a depois desapareceu. E há coisa de um mês, voltou a aparecer.
    Vou marcar já uma consulta no dermatologista.
    Muito obrigado por esta informação.
    Se cuidem.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Dr.

    Imagine um livro de sua autoria abordando assunto de sua especialidade
    sem se preocupar com elaboração do conteúdo.
    Assim poderá compartilhar o conhecimento da melhor forma,
    sendo também ferramenta para fidelizar e gerar novos pacientes,
    entre outros benefícios.
    Sou escritor por encomenda com 38 anos de experiência e
    posso desenvolver o trabalho no local ou a distância
    com agilidade e custo bem razoável.
    Para ver exemplos de livros que escrevi, inclusive na área médica,
    solicite pelo Zap 19 99217-7849
    Para conhecer o meu histórico profissional, acesse este link www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger
    Estou à disposição para maiores esclarecimentos.
    Obrigado e até breve!
    Oscar Silbiger

    ResponderExcluir