segunda-feira, 27 de junho de 2011

TEORIA - SÍNDROME DO INTESTINO IRRTAVEL - Irritable Bowel Syndrome

PROCOLON - CLÍNICA DE COLOPROCTOLOGIA - http://www.procolon.com.br


Síndrome do intestino irritável (IBS) - Irritable Bowel Syndrome
É uma condição crônica do sistema digestivo. Seus sintomas principais são dor abdominal e hábito intestinal alterado (por exemplo, constipação e / ou diarréia), mas esses sintomas não têm nenhuma causa identificável.

IBS é a condição muito comum e está perdendo apenas para o resfriado comum como causa de afastamento do trabalho. Estima-se que
10-20 por cento das pessoas na população, apresentam sintomas de IBS, embora apenas cerca de 15 por cento das pessoas afetadas realmente procurar ajuda médica.

Vários tratamentos e terapias estão disponíveis para a síndrome do intestino irritável. Essas medidas ajudam a aliviar os sintomas,
mas não curar a doença. A natureza crônica da síndrome do intestino irritável e o desafio de controlar seus sintomas pode ser frustrante para pacientes e profissionais de saúde.

CAUSAS: Há uma série de teorias sobre como e por que a síndrome do intestino irritável desenvolve-se. Apesar de intensa investigação, a causa ainda não é clara.
Uma teoria sugere que a síndrome do intestino irritável é causada por
contrações anormais do cólon e dos intestinos (daí o "intestino espástico", termo que por vezes tem sido utilizado para descrever a síndrome do intestino irritável). Contrações vigorosas dos intestinos podem causar dores fortes, fornecendo a justificativa para alguns dos tratamentos da SII, tais como antiespasmódicos e de fibras (ambos os quais ajudam a regular as contrações do cólon). No entanto, contrações anormais não explicam síndrome do intestino irritável em todos os pacientes, e não está claro se as contrações são um sintoma ou causa do distúrbio.
Algumas pessoas desenvolvem a síndrome do intestino irritável
após uma infecção gastrointestinal grave (por exemplo, Salmonella ou Campylobacter).
Pessoas com síndrome do intestino irritável que procuram ajuda médica são mais propensos a sofrer de ansiedade e stress do que aqueles que não procuram ajuda. No entanto, o stress ou a ansiedade não é provavelmente a causa. Alguns estudos têm sugerido que a síndrome do intestino irritável é mais comum em pessoas que têm uma
história de abuso físico, verbal ou sexual.Intolerâncias alimentares são comuns em pacientes com síndrome do intestino irritável, levantando a possibilidade de que ela é causada pela sensibilidade ou alergia alimentar. Esta teoria tem sido difícil de provar, embora continue a ser estudada. A melhor maneira de detectar uma associação entre sintomas da síndrome do intestino irritável e sensibilidade alimentar é eliminar determinados grupos de alimentos de forma sistemática (um processo chamado de uma dieta de eliminação), o que só deve ser considerada para os pacientes sob os cuidados de um médico ou nutricionista.
Uma série de alimentos são conhecidos por causar sintomas que imitam ou agravam a síndrome do intestino irritável, incluindo produtos lácteos (que contêm lactose), leguminosas (como feijão) e vegetais crucíferos (como brócolis, couve-flor, couve e repolho). Estes alimentos aumentam os gases intestinais, que pode causar cólicas. Vários medicamentos também têm efeitos sobre os intestinos que podem contribuir para sintomas.
Muitos pesquisadores acreditam que a síndrome do intestino irritável é causada pela
sensibilidade aumentada dos intestinos as sensações normais (os chamados "visceral hiperalgesia").

SINTOMAS : Síndrome do intestino irritável geralmente começa na idade adulta jovem. As mulheres são duas vezes mais propensas que os homens de serem diagnosticados com síndrome do intestino irritável, nos Estados Unidos e outros países ocidentais. Em outros países (como a Índia), um número igual de homens e mulheres são diagnosticadas com síndrome do intestino irritável. O sintoma mais comum da síndrome do intestino irritável é a dor abdominal em associação com alterações do hábito intestinal (diarréia e / ou prisão de ventre).Dor abdominal - dor abdominal é tipicamente em cólica e varia em intensidade. Algumas pessoas notam que o estresse emocional e comer piorar a dor, e que evacuar ou soltar gases pode aliviar a dor. Algumas mulheres com síndrome do intestino irritável notar uma associação entre episódios de dor e de seu ciclo menstrual.Mudanças nos hábitos intestinais - hábitos intestinais alterados são um sintoma segundo da síndrome do intestino irritável. Isso pode incluir diarréia, constipação ou diarréia e constipação alternados. Se a diarréia é o padrão mais comum, a condição é chamada de diarréia predominante síndrome do intestino irritável, se a constipação é mais comum, a condição é chamada de constipação dominante síndrome do intestino irritável.Diarréia - A pessoa com síndrome do intestino irritável pode ter freqüentes fezes soltas. Evacuações geralmente ocorrem durante o dia, e na maioria das vezes no período da manhã ou após as refeições. Diarréia geralmente é precedido por uma sensação de extrema urgência e seguido por uma sensação de esvaziamento incompleto. Cerca de metade das pessoas com SII também observar secreção mucosa com diarréia. Diarréia ocorrem durante o sono não é comum com o IBS.
Constipação - A constipação da síndrome do intestino irritável pode ser intermitente e durar dias. Fezes são muitas vezes difíceis em bolinhas.  Você pode não sentir vazio depois de uma evacuação, mesmo quando o reto está vazio.  Outros sintomas - Outros sintomas da síndrome do intestino irritável incluem inchaço, gás e arrotos.DIAGNÓSTICO:
Várias desordens intestinais apresentam sintomas que são semelhantes à síndrome do intestino irritável. Exemplos incluem a má absorção (absorção anormal de nutrientes), doença inflamatória do intestino (como colite ulcerativa e doença de Crohn), e microscópico e colite eosinofílica (doenças incomuns associados com inflamação intestinal) e câncer de cólon – que deve ser sempre excluído.

Porque não há teste diagnóstico específico para a síndrome do intestino irritável, muitos clínicos comparar seus sintomas para conjuntos formais de critérios diagnósticos. No entanto, esses critérios não são precisos na síndrome do intestino irritável distinguir de outras condições em todos. Assim, a história clínica, exame físico e testes de seleção pode ajudar a descartar outras condições médicas.

Testes - A maioria dos médicos solicitam exames de rotina de sangue em pessoas com síndrome do intestino irritável suspeita, pois esses testes geralmente são normais, mas podem ajudar a excluir outras condições médicas.

Alguns médicos também solicitar exames mais invasivos, como a sigmoidoscopia ou
colonoscopia, especialmente em pessoas com idade acima de 40 anos.
TRATAMENTO: Há um número de diferentes tratamentos e terapias para a síndrome do intestino irritável. Tratamentos são frequentemente combinados para reduzir a dor e outros sintomas da síndrome do intestino irritável, e pode ser necessário tentar mais de uma combinação para encontrar o que é mais útil para você.

O tratamento é geralmente um processo de longo prazo; durante este processo, é importante para se comunicar com seu médico sobre os sintomas, preocupações e qualquer estressores ou casa / trabalho / família problemas que se desenvolvem.

Monitorar sintomas - O primeiro passo no tratamento da síndrome do intestino irritável é normalmente para monitorar os sintomas, hábitos intestinais diários, e quaisquer outros fatores que podem afetar suas entranhas. Isso pode ajudar a identificar os fatores que pioram os sintomas em algumas pessoas com o IBS, como intolerâncias alimentares lactose ou outro e stress. Um diário pode ser útil .

Mudanças na dieta - É razoável para tentar eliminar os alimentos que podem agravar a síndrome do intestino irritável, embora isso deva ser feito com a assistência de um profissional de saúde. Eliminar os alimentos sem a assistência pode potencialmente piorar os sintomas ou causar novos problemas se os grupos de alimentos importantes são omitidos.

Lactose - Muitos médicos recomendam eliminar temporariamente os produtos lácteos desde a intolerância à lactose é comum e pode agravar a síndrome do intestino irritável ou causam sintomas semelhantes aos IBS. A maior concentração de lactose é encontrada no leite e sorvete, embora esteja presente em quantidades menores em casa, iogurte e queijos, e todos os alimentos preparados que contêm estes ingredientes

Todos os produtos que contenham lactose deve ser eliminada por duas semanas. Se os sintomas IBS melhorar, é razoável continuar evitando a lactose. Se os sintomas não melhorarem, você pode voltar a comer alimentos que contenham lactose.

Alimentos que causam gases - Vários alimentos são apenas parcialmente digeridos no intestino delgado. Quando atingem o cólon (intestino grosso), a digestão ocorre mais, o que pode causar gases e cólicas. Eliminar esses alimentos temporariamente é razoável se o gás ou inchaço é incômodo.

Os produtores de gás mais comum alimentos são as leguminosas (como feijão) e vegetais crucíferos (como repolho, couve de Bruxelas, couve-flor e brócolis). Além disso, algumas pessoas têm dificuldade com cebola, aipo, cenoura, passas, bananas, damascos, ameixas, brotos e trigo. 


Alimentos e bebidas que são melhores tolerados por pacientes com síndrome do intestino irritável
Água Ginger Ale, Sprite, e Gatorade.
Leite de soja ou leite de arroz.
De soja ou arroz base de produtos.
Massas simples, macarrão simples, arroz branco. Sem molhos ou caldos.
Batata: cozidos ou assados. Sem batatas fritas.
Pães: francês, italiano, toda branca, muffins Inglês, e rolos de branco.
Peixe liso, frango normal, peru simples, ou presunto comum.
Ovos: soft-boiled, caçados.
Cereais: Cornflakes Plain, Rice Krispies, milho ou arroz Chex, Cheerios, seco ou com leite de soja ou leite de arroz.
Saladas: alface, fatias de ovo cozido, óleo e vinagre.
Ervilhas cozidas, cenouras (evitar vegetais crus).
Margarina, doces, geléias, manteiga de amendoim.
Em pequenas quantidades: maçã, melão, melão, melancia.
Em pequenas quantidades: cocktail de fruta, pêssegos, pêras (enlatados, não-dietético).

O aumento da fibra dietética - O aumento da fibra dietética (quer pela inclusão de certos alimentos para a dieta ou o uso de suplementos de fibras) pode aliviar os sintomas da SII, especialmente se você tem a constipação
Quantidade de fibra em diferentes alimentos
Alimento
De servir
Gramas de fibra
Frutas


Apple (com a pele)
1 maçã média
4,4
Banana
1 banana média
3,1
Laranjas
1 laranja
3,1
Ameixas
1 xícara, pitted
12,4
Sucos


Maçã, sem açúcar, ácido ascórbico w / adicionada
1 xícara
0,5
Uva, branco, enlatados, adoçado
1 xícara
0,2
Uva, sem açúcar, ácido ascórbico w / adicionados
1 xícara
0,5
Laranja
1 xícara
0,7
Legumes


Cozinhado


Vagens
1 xícara
4,0
Cenouras
0,5 copos cortados
2,3
Ervilhas
1 xícara
8,8
Batata (cozida, com pele)
1 batata média
3,8
Cru


Pepino (com casca)
1 pepino
1,5
Alface
1 copo shredded
0,5
Tomate
1 tomate médio
1,5
Espinafre
1 xícara
0,7
Legumes


Feijão, enlatados, sem adição de sal
1 xícara
13,9
Feijão, enlatados
1 xícara
13,6
Feijão, enlatados
1 xícara
11,6
Lentilhas, cozidos
1 xícara
15,6
Pães, massas, farinhas


Muffins de farelo
Um meio de muffin
5,2
Farinha de aveia, cozida
1 xícara
4,0
Pão branco
1 fatia
0,6
Pão de trigo integral
1 fatia
1,9
Massas e arroz, cozido


Macarrão
1 xícara
2,5
Arroz, castanha
1 xícara
3,5
Arroz, branco
1 xícara
0,6
Spaghetti (regular)
1 xícara
2,5
Nozes


Amêndoas
1 xícara
17,4
Amendoins
1 xícara
12,4



Um suplemento de fibra granel formadoras (como psyllium ou metilcelulose) também pode ser recomendada para aumentar a ingestão de fibra, uma vez que é difícil para consumir bastante fibra na dieta. Suplementos de fibras deve ser iniciado com uma dose baixa e aumentada lentamente ao longo de várias semanas para reduzir os sintomas de gases intestinais em excesso, que pode ocorrer em algumas pessoas, quando do início da terapêutica fibra.

Fibra pode fazer algumas pessoas com síndrome do intestino irritável mais inchado e desconfortável. Se isso acontecer, o melhor é diminuir a ingestão de fibras e considerar tratamentos outro laxante para a constipação. 

Terapias psicossociais - Stress e ansiedade podem agravar a síndrome do intestino irritável em algumas pessoas. A melhor abordagem para reduzir o stress e ansiedade depende de sua situação e da gravidade dos seus sintomas. Ter um debate aberto com seu médico sobre o possível papel que o estresse e a ansiedade poderia ter sobre os seus sintomas e, juntos, decidir o melhor curso de ação.

Algumas pessoas se beneficiar do aconselhamento formal, com ou sem medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos. Outros tratamentos, como a hipnose ea terapia cognitivo-comportamental também pode ser útil. A hipnose é um estado alterado de consciência que lhe permite concentrar longe de sua ansiedade ou stress. Pacientes que estão hipnotizados não estão dormindo, mas estão realmente em um estado de imaginação elevada, semelhante ao sonhar acordado.Um especialista pode hipnotizar uma pessoa ou você pode aprender técnicas de auto-hipnose.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Dr.
    Imagine um livro ou e-Book abordando temas da sua especialidade com seu nome na capa.
    Assim poderá compartilhar o conhecimento da melhor forma e gerar autoridade, sendo também ferramenta para fidelizar e gerar novos pacientes, entre outros benefícios, como fazem as maiores referências médicas do Brasil e exterior.
    Elaboramos todo o conteúdo a partir de informações verbais ou escritas, com agilidade e custo bem razoável. Fazemos também textos para postar em redes sociais ou com qualquer outra finalidade.
    Para conhecer o meu histórico profissional, acesse este link www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger
    Podemos enviar exemplos de livros produzidos para médicos, preferencialmente para o seu WhatsApp.
    Estamos à disposição para mais informações.
    Obrigado e até breve.
    Oscar Silbiger / Diretor
    Vida Escrita
    Av. Rotary 125
    Campinas / SP
    Tel.: 19 99217-7849

    ResponderExcluir