quinta-feira, 23 de junho de 2011

TEORIA - COLONOSCOPIA - COLONOSCOPY

PROCOLON - CLÍNICA DE COLOPROCTOLOGIA - http://www.procolon.com.br



Colonoscopia  


Colonoscopia  - a colonoscopia é um exame da parte inferior do trato gastrintestinal, que é chamado de cólon ou intestino grosso.
O colonoscópio é introduzido no ânus e avançado através de todo o cólon (para o ceco) e, possivelmente, a uma curta distância do intestino delgado. O procedimento geralmente dura entre 20 minutos a uma hora.
Indicação  - As razões mais comuns para colonoscopia são:
  • Como exame de triagem para câncer de cólon em pessoas com mais de 50 anos de idade;
  • fezes anormais (sangue,  cor escura);
  • diarreia persistente,
  • anemia;
  • história familiar de câncer de cólon;
  • história prévia de pólipos no cólon, ou câncer;
  • investigação de dor abdominal
  • investigação de processos inflamatórios
  • medo de câncer


É um exame indicado na prevenção do câncer do intestino grosso (colorretal), cuja incidência é crescente em ambos os sexos, a partir dos 50 anos de idade. Também é adequado para a investigação de sinais e sintomas que podem sugerir doença neste segmento.
Eficiência na Prevenção do Câncer Intestinal
A eficiência da colonoscopia na prevenção do câncer pode ser bem compreendida porque os tumores malignos do intestino grosso são causados, em sua grande maioria, pela progressão de lesões benignas e diminutas (os pólipos ) que ao longo de 5 a 7 anos sofrem modificações que resultam em crescimento e transformação maligna. Se a remoção destes pólipos (polipectomia) for realizada antes que ocorram estas modificações, então o procedimento é capaz de prevenir a ocorrência do câncer do intestino grosso.


PREPARAÇÃO paro o Exame:
O exame é realizado com o intestino completamente limpo e isso é muito importante para que o aparelho introduzido possa verificar o aspecto geral da mucosa do intestino. Na preparação para o exame é fornecido medicamentos que promovem uma diarréia, fazendo com que o intestino fique limpo.
Medicamentos - Alguns medicamentos, como aspirina, analgésicos sem prescrição médica (ibuprofeno [Advil ®, Motrin ®, Nuprin ®]), e suplementos de ferro, devem ser interrompidos uma ou duas semanas antes do teste. Se você tomar um medicamento para diluir o sangue (ex. varfarina / Coumadin ®, o clopidogrel aspirina / Plavix ®), converse com seu médico ou enfermeira sobre quando você deve parar de tomá-lo.
Você também deve perguntar sobre medicamentos para o coração, diabetes ou doença pulmonar, pressão alta ou convulsões. Você não deve parar de tomar alguns medicamentos, e muitos medicamentos podem ser tomados antes do teste.
O que comer - Como regra geral, você não deve comer qualquer alimento sólido, pelo menos, um dia antes do exame. Você pode beber líquidos claros até cinco horas antes do procedimento, incluindo: Água, caldo (carne, frango ou legumes), Café ou chá (sem leite), gelatina (evitar gelatina vermelha), sucos de frutas, como uva, maçã, e limonada (evitar sucos vermelho) esvaziamento intestinal - Você precisará usar um tratamento para esvaziar o intestino antes da colonoscopia.
Transporte para casa - Você será dado um sedativo (um medicamento para ajudá-lo a relaxar) durante a colonoscopia, então você vai precisar de alguém para levá-lo para casa depois de seu exame. Apesar de estar acordado por ocasião da alta hospitalar, os medicamentos sedativos causam alterações nos reflexos e julgamento que pode interferir com a sua capacidade de tomar decisões, semelhante ao efeito do álcool.
O procedimento da colonoscopia - A colonoscopia será executada enquanto você se deita sobre seu lado esquerdo. Medicamentos serão administrados através da veia para ajudar a relaxar e a evitar a dor. Muitos dormem durante o teste e é provável que você não se lembre o exame.
O colonoscópio é um tubo flexível, aproximadamente do tamanho do dedo indicador. Ela tem uma lente e uma fonte de luz que permite que o endoscopista olhar para o âmbito ou em um monitor. A imagem no monitor de TV é ampliado várias vezes que o médico possa ver as pequenas alterações no tecido. Durante o procedimento, o médico pode realizar uma biópsia (pequenos pedaços de tecido) ou remoção de pólipos, se necessário. Pólipos são crescimentos de tecido que pode variar de tamanho desde a ponta de uma caneta para vários centímetros. A maioria dos pólipos são benignos (não cancerosos). No entanto, alguns pólipos podem se tornar cancerosas se permitido a crescer por um longo tempo. Como resultado, eles geralmente são removidos para que possam ser analisados. Isso não faz mal desde que o revestimento do cólon não sentir dor. O exame é executado com a introdução de  ar, que abre o cólon e permite que o espaço para avançar. Você pode experimentar uma sensação de inchaço ou cólicas, uma vez que abre o cólon. Tente não se envergonhar de passar o ar através do reto, e deixar seu médico saber se você está desconfortável.

videos de colonoscopia TERAPEUTICAS:http://www.youtube.com/watch?v=D8sPAnCIQT4
http://www.youtube.com/watch?v=kpoxjtMMeH0

http://www.youtube.com/watch?v=faZpQbGMo5A
RECUPERAÇÃO de colonoscopia - Após a colonoscopia, o paciente será observado na área de recuperação até que os efeitos da medicação sedativa passem. A queixa mais comum após a colonoscopia é uma sensação de inchaço e cólicas. Você também pode se sentir tonto com os medicamentos de sedação. Você não deve retornar ao trabalho naquele dia. A maioria das pessoas são capazes de comer normalmente após o teste.






Em quanto tempo é necessário repetir o exame?
Uma colonoscopia normal, realizada em condições técnicas adequadas (bom preparo intestinal, exame completo, etc) em um paciente de baixo risco, poderá ser repetido em 5 anos com segurança para o programa de prevenção de câncer. A periodicidade com que a colonoscopia deve ser realizada é individual e depende do resultado do exame prévio e do risco de cada paciente.
São considerados pacientes de risco para o desenvolvimento do câncer colorretal aqueles que possuem histórico de câncer de intestino em familiares, e aqueles que possuem doenças que predispoem ao câncer de intestino.
Colonoscopia COMPLICAÇÕES - A colonoscopia é um procedimento seguro e as complicações são raras, mas podem ocorrer: Sangramento pode ocorrer a partir de biópsias ou a remoção de pólipos, mas geralmente é mínima. O colonoscópio pode causar um rasgo ou um buraco no tecido a ser examinado, que é um problema sério, mas, felizmente, muito raro. É possível ter efeitos colaterais dos medicamentos usados para sedar você. Os medicamentos podem causar irritação na veia no local. Se você desenvolver inchaço, vermelhidão ou calor, aplique uma toalha quente e úmida no local. Se o desconforto persistir, chame seu médico.
As complicações são raras na colonoscopia em que não é realizado qualquer procedimento. Nos exames chamados terapêuticos, a incidência é um pouco maior. Embora infrequentes, as complicações são potencialmente graves (hemorragia ou perfuração intestinal), eventualmente requerendo tratamento cirúrgico.
Uma das grandes vantagens da colonoscopia é tornar possível a remoção de pólipos sem a necessidade de uma cirurgia abdominal. Antes do surgimento do aparelho (o colonoscópio) somente era possível remover os pólipos, mesmo pequenos, através de uma cirurgia.
Você deve chamar imediatamente o seu médico se você tiver quaisquer dos seguintes sintomas: Dor abdominal forte e localizada, abdômen inchado  e vômitos, febre, sangramento retal (maior que algumas colheres de sopa). O médico pode descrever os resultados da colonoscopia antes de sair da unidade de endoscopia (laudo). Se o exame tiver biópsias ou pólipos, você deve pegar o resultado dentro de 1-2 semanas.
Recomendações adicionais
A colonoscopia é um exame empregado no diagnóstico e tratamento das doenças do cólon e do reto. Sua preparação e execução são de complexidade bem superior à de outros procedimentos mais rotineiros como endoscopia digestiva alta, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética. Por este motivo exige equipe experiente e com treinamento específico para que os bons resultados sejam alcançados com a devida segurança.
É bom lembrar que a colonoscopia não é capaz de avaliar totalmente as doenças anorretais. Algumas doenças do reto inferior e especialmente aquelas do canal anal são mais bem avaliadas com outro tipo de exame (a anuscopia) que é realizado em consultório com um médico coloproctologista..

Um comentário:

  1. Stainless Steel Stoves - TITANANICWOOD STEVENS
    TITANICWOOD STEVENS. TINNATIONAL BRAND. ion chrome vs titanium Stainless Steel Stoves. TINNATIONAL BRAND. TINNATIONAL dewalt titanium drill bit set BRAND. dental implants Stainless titanium pan Steel STEVENS. Stainless Steel STEVENS. titanium wallet Stainless Steel STEVENS.

    ResponderExcluir