quinta-feira, 23 de junho de 2011

CASO CIRÚRGICO - FISSURA ANAL II

PROCOLON - CLÍNICA DE COLOPROCTOLOGIA - http://www.procolon.com.br



CASO CLÍNICO – FISSURA ANAL CRÔNICA – TRATAMENTO COM ESFINCTEROTOMIA

A fissura anal trata-se do rompimento da pele/mucosa que recobre o canal anal, mais comumente anterior ou posterior, levando a exposição de tecidos muito sensíveis que, por característica próprias do ânus – pressão e infecção – levam a uma dor intensa, principalmente após a evacuação acompanhado de sangramentos. Com o passar do tempo, ocorre alterações anatômicas no canal anal secundárias ao processo inflamatórios crônico – plicoma anal (dobra de pele externa ao ânus secundária ao processo inflamatórios crônico com inchaços de repetição) e papila hipertrófica – (“bolota” dura dentro do canal anal que causa desconforto e prolapso).
Apresento um caso de uma paciente com história de fissura anal crônica anterior e posterior de loga data – muitos anos de dor, sangramento e inchaço. Ao exame apresenta fissura anal posterior com papilas hipertróficas – inflamatórias -, plicomas anterior e posterior.
Realiza-se procedimento cirúrgico  - RETIRADO PLICOMAS ANTERIOR E POSTERIOR, RESSECADO PAPILAS HIPERTRÓFICAS E REALIZADA ESFINCTEROTOMIA LATERAL INTERNA ESQUERDA.





Nenhum comentário:

Postar um comentário